Empresas beneficiadas pelo Programa de Incentivo Locacional em 2018 prometem investir mais de 227 milhões na Paraíba

Empresas beneficiadas pelo Programa de Incentivo Locacional em 2018 prometem investir mais de 227 milhões na Paraíba

O Governo do Estado, através da  Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) assinou, em 2018, a concessão de Incentivos Locacionais para a instalação de 25 empresas no Estado. Com a aprovação, os beneficiados devem investir o montante de R$ 227.369.301,00 em até três anos. As empresas irão se instalar nos municípios de João Pessoa, Conde, Guarabira, Cajazeiras, Campina Grande, Alhandra, Patos, Sousa e Caaporã, podendo gerar 2.996 empregos diretos.

Tiveram seus projetos aprovados: Agreste Comércio Atacado e Varejo Ltda, Cajazeiras Comércio e Fabricação de Blocos e Pisos Ltda, Cometa Comércio de Cereais Ltda, Companhia de Bebidas Nacional S/A, Della Construções Imobiliárias Ltda, DJ Comércio e Distribuidora de Alimentos Ltda, Eduardo Coura Urtiga, Empresa Distribuidora Cristal Ltda, Fortigiro Distribuidora de Autopeças Ltda, GDR Filhos Locação e Serviços Ltda, J.J. de Oliveira Plásticos – ME, Jonelio Amaro do Nascimento, Kiara Ind. de Artefatos e de Comércio de Flores e Plantas Ltda, Leidiane Maria da Silva ME, Lima e Silva Fabricação de Plásticos Injetados Ltda, PB Aços Indústria e Comércio Ltda, Rosiclea Gonzaga da Silva Gomes, Simone Araújo de Lucena ME, Sitecnet Informática Ltda – Tely, Teccel Tecnologia da Construção Civil e Elétrica Ltda, Tutiplast Indústria e Comércio Ltda, Ultramed Indústria de Produtos Hospitalares Eireli e Vital Soares Ltda.

Para o Assessor Técnico especial da DIROP, José Mário Solano de Macedo, o Incentivo Locacional concedido pelo Governo do Estado beneficia não só os empresários industriais, como também a população.

O programa de Incentivo Locacional promove a instalação adequada das empresas, contribui para o aumento de suas produções e para o processo de interiorização das ações de desenvolvimento do Estado, além de colaborar com a elevação do nível de emprego e renda”.

Incentivo Locacional

O Programa de Incentivo Locacional tem como objetivo conceder áreas a preços subsidiados para projetos de implantação, ampliação ou relocalização de uma empresa. Podem ser beneficiados empresários de pequeno, médio e grande porte.

Como obter o incentivo

Os interessados devem apresentar uma carta consulta de acordo com o roteiro disponibilizado no site da Cinep. Em seguida, processo será analisado pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico (DIDEC), quanto a sua viabilidade econômica e financeira. Depois o processo é encaminhado para a Diretoria de Operações, que analisará  junto ao Departamento de Engenharia (DEPENG) e Departamento de Patrimônio Imobiliário (DEPATRI) a disponibilidade de terrenos onde será instalada a empresa. Após a identificação da área e a sua negociação, o projeto será submetido à apreciação da Presidência. Em caso de aprovação, o processo será encaminhado para a Reunião de Diretoria Colegiada para a deliberação final.

As empresas, após terem o benefício concedido, têm até 12 meses para iniciar a sua instalação e mais 6 meses para dar início ao seu funcionamento.

Diretoria de Desenvolvimento Econômico

Além da análise de projetos, a Diretoria de Desenvolvimento Econômico também é encarregada por outras atividades, entre elas, a prestação de assessoria técnica, sem custos, às Associações, Cooperativas e Arranjos Produtivos, com o objetivo de implementar ações que viabilizem o alavancamento de suas atividades produtivas e proporcione melhorias no ambiente de trabalho e na organização estrutural do empreendimento.

Diretoria de Operações

Além de ser responsável pela análise dos aspectos técnicos referentes à efetivação das negociações e implantação do empreendimento através do Incentivo Locacional, a Diretoria de Operações da Cinep também é encarregada por outras atividades, entre elas, de elaborar as resoluções de Diretoria relacionadas ao disciplinamento das regras para gestão do Incentivo Locacional, gerir e fiscalizar os prazos e demais condições estabelecidas no contrato de Incentivo Locacional, através de vistorias e solicitação de documentos contábeis e de regularidade fiscal de empresas beneficiadas, além de elaborar e manter atualizada a planilha de cálculos, que indique custo total e a forma de pagamento dos imóveis a serem comercializados com as empresas interessadas.