Comitiva do Governo do Estado embarca para a China em busca de novos investimentos para a Paraíba

Comitiva do Governo do Estado embarca para a China em busca de novos investimentos para a Paraíba

A comitiva do Governo do Estado, liderada pela vice-governadora Ligia Feliciano embarcou nesta terça-feira (2) para a China, em busca de novos investimentos para a Paraíba e para tratar da implantação do estaleiro de reparos navais no município de Lucena. A viagem também tem como objetivo apresentar o Polo Turístico Cabo Branco, cujo o edital lançado em junho prevê a construção inicial de cinco resorts no entorno do Centro de Convenções de João Pessoa.

Além de Lígia, participam da Comitiva o secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Feliciano; a presidente da Companhia Docas, Gilmara Timóteo; o presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba – Cinep, Rômulo Polari; o deputado estadual Melchior Batista (Chió); o secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Lucena, José Maria Pereira; o presidente do Sindicato Sucroalcooleiro da Paraíba, Edmundo Coelho; e o empresário da Red Diamond, Roberto Gadelha.

A agenda prevê reuniões com o embaixador do Brasil na China, Paulo Estivallet, e reuniões com representantes de diversas empresas internacionais. 

De acordo com a vice-governadora Lígia Feliciano, todo o esforço empreendido pelo governo visa atrair novos investimentos e gerar emprego e renda no Estado. “Vamos cumprir um protocolo Brasil-China que foi assinado em abril com relação à implantação do estaleiro de reparos em Lucena, que deve injetar R$ 3,5 bilhões na nossa economia durante a construção e gerar seis mil empregos, e conhecer todo o desenvolvimento no entorno do estaleiro para implantar essas ideias na Paraíba. Nós também vamos nos reunir com empresários ligados ao segmento de energias renováveis, pois o nosso Estado tem um potencial muito grande na área e apresentar o Polo Tecnológico de Campina Grande e toda a tecnologia que desenvolvemos, a exemplo do aplicativo Preço da Hora, lançado hoje. Tenho certeza de que colheremos bons frutos”, frisou. 

O secretário do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Gustavo Feliciano, afirmou que a viagem será uma oportunidade para promover uma relação comercial entre a Paraíba e a China. “Nós estamos indo conhecer a operacionalização do estaleiro IMCYY, o maior operador de reparos de navios do mundo, e a intenção é de poder oferecer mão-de-obra qualificada e equipamentos para o estaleiro que vai ser instalado na Paraíba. Além disso, vamos nos reunir com empresas para mostrar as potencialidades do nosso Estado”, comentou. 

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari Filho, evidenciou a possibilidade da vinda de empresas que operam no entorno do estaleiro da China para o Estado. “Esses empreendimentos podem atuar no Parque Industrial que iremos construir. Nós também vamos conhecer projetos relacionados às energias renováveis e apresentar o potencial da Paraíba e tentar viabilizar a instalação de grandes empreendimentos na área de energia solar, gerando emprego para a região do Sertão. Esse é um momento propício para buscar investimentos internacionais e a China tem interesse de investir no Nordeste”, disse.