A Comitiva do Governo do Estado, liderada pela vice-governadora Ligia Feliciano prestigiou na manhã desta terça-feira (03) a criação da Frente Parlamentar Brasil (Paraíba) China, na Assembleia Legislativa da Paraíba. Presidida pelo Deputado Estadual Lindolfo Pires, a ação tem como objetivo acompanhar a relação comercial entre o estado paraibano e o país da Ásia Oriental.
“A Assembleia Legislativa, que ao longo do tempo tem se debruçado nos problemas inerentes ao nosso Estado, não poderia deixar de acompanhar um evento tão importante, como é a consolidação de um investimento jamais feito no estado da Paraíba, que irá acontecer no estaleiro da cidade de Lucena.” – comentou Lindolfo.
Além de deputados da casa, participaram da sessão alguns membros da comitiva de paraibanos que estiveram na China em busca de novos investimentos para o estado, como o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Gustavo Feliciano, o Diretor Presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba Rômulo Polari Filho e o Deputado Estadual Chió Batista.
Em seu discurso, Ligia Feliciano comentou sobre as atividades desenvolvidas pela comitiva paraibana na China e como andam as negociações para a instalação do estaleiro na Paraíba.
“Como o investimento é 100% privado, o Governo do Estado entra apoiando o empreendimento. Atualmente estamos auxiliando as empresas encontrarem os investidores para concretizar a implantação do estaleiro”.
O Diretor Presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba, Rômulo Polari Filho também participou da sessão e comentou os impactos da instalação do estaleiro, que deve injetar R$ 3,5 bilhões na economia do estado durante a sua construção.
“Para termos uma dimensão deste projeto, estamos falando de um orçamento de quase R$4 bilhões. Se a gente for pensar na magnitude disso, podemos pensar que é quase a metade do projeto da Transposição do Rio São Francisco. Então este é um projeto muito grande”.
Ainda segundo Polari, quanto ao número de empregos, no momento da construção serão gerados cerca de seis mil empregos diretos e indiretos e na parte de operação mais seis mil empregos, também diretos e indiretos.
“Pra termos uma noção do impacto que isso pode gerar na região econômica que ele será instalado, precisamos pensar que a cidade de Lucena tem 12 mil habitantes, então estamos falando de 12 mil empregos em um universo de construção e operação deste empreendimento” – destaca Rômulo.
Gustavo Feliciano, Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado comentou em seu discurso, os números positivos da Paraíba.
“Ao longo dos últimos oito anos a Paraíba tem tido um desempenho econômico muito bom em relação aos outros estados. Não podemos esquecer que o país vive mergulhado numa crise econômica muito grande, mas nós temos em nosso estado números que podemos exaltar, como a menor taxa de desemprego do Nordeste, o estado que tem a maior recuperação econômica da nossa região. Então são ações como essa que fazem com que a Paraíba se torne apta a receber um investimento dessa magnitude”.
Os deputados presentes, entre eles a Deputada Estadual Estela Bezerra, avaliaram como positiva a instauração da Frente Parlamentar.
“Eu parabenizo o Governo que hoje chegou a essa possibilidade e torço muito. Estou aqui na construção para que a gente transforme isso ainda mais rápido em realidade, porque ainda as circunstâncias nacionais e o cenário da economia no Brasil, a região Nordeste, que tem se mostrado diferenciada politicamente, também pode através do estaleiro e da relação direta com a China se fazer diferente também no caminho da emancipação econômica e da inclusão social através da pujança da economia e da capacidade de enxergar relações extra mares e extra continentes” – destacou Estela.