A Companhia de Desenvolvimento da Paraíba participou, nos dias 05 e 06 de fevereiro, de um workshop sobre o uso de drones no serviço público. O curso, promovido pela Prefeitura Municipal de Cabedelo e ministrado pelo Geógrafo Diego Valadares, apresentou aos participantes um breve histórico dos drones, os tipos de aeronaves, a regulamentação vigente, como planejar e pedir autorização de voo, além de programas para o processamento dos vídeos e imagens capturados através das aeronaves.
Para Diego Valadares, capacitações como esta são extremamente importantes para que os profissionais possam operar seus equipamentos de forma correta e segura.
“A legislação vem evoluindo e se atualizando para contemplar as diversas esferas e situações, então se faz necessários que aqueles que operam drones estejam sempre atualizados com relação às regulamentações e legislações vigentes. Nesta capacitação eles tiveram a oportunidade de aprender sobre as principais exigências para operar drones aqui no Brasil de forma segura e consciente, seguindo o que determina a legislação” – explicou Diego.
Participaram do curso profissionais da área de engenharia e comunicação da CINEP, que em breve atuarão com drones nas áreas de topografia e planejamento estratégico.
“O drone será utilizado para acelerar o desenvolvimento de serviços altamente complexos de topografia, com grau de precisão necessário para o desenvolvimento tanto dos Distritos que já existem, como os que vão ser desenvolvidos. O equipamento também será utilizado para desenvolver um planejamento estratégico, onde a gente vai conseguir selecionar melhor os lotes baseado tanto na sua localização regional como local, para a escolha da melhor localização para as empresas que vão ser implantadas”. – explicou Henrique Holanda, Analista Técnico da CINEP.
De acordo com Riccelly Lacerda, Diretor de Operações da CINEP, os colaboradores participarão de outros cursos e capacitações nesta área.
“Em breve teremos um curso de QGIS para integrar os ortomosaicos obtidos pelo drone, com banco de dados de informações dos lotes gerenciados pela CINEP”.