A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE) e a Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (CINEP) participaram, nesta quinta-feira (5), de uma reunião com os representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil Nordeste), para debater as potencialidades de internacionalização do estado. O evento foi realizado pela Comissão de Incentivo às Relações Internacionais de Negócios, da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Participaram também da reunião deputados estaduais e representantes da Fecomercio-PB e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Na ocasião, a deputada Pollyana Dutra, que presidiu a reunião, comentou as potencialidades da Paraíba e que a Comissão de Relações Internacionais tem realizado reuniões, inclusive em outros estados, para conhecer e compartilhar boas experiências.
Rômulo Polari, Diretor Presidente da CINEP, parabenizou a iniciativa da Assembleia Legislativa da Paraíba, que através da Comissão elevará o nível do debate sobre a internacionalização da Paraíba, que está cada vez mais profissionalizando as estruturas organizacionais do Estado, no tocante às relações internacionais, que envolve diversas áreas, entre elas comércio exterior, atração de investimentos e paradiplomacia.
“É isso que buscamos. O Poder Executivo já vem se estruturando, através da criação de um Departamento de Atração de Investimento e Relações Internacionais, na Companhia de Desenvolvimento da Paraíba, e o Legislativo, a exemplo do que existe em outros estados, também está se mobilizando, através dessa Comissão, promovendo esse tipo de debate, unindo entidades como a Fecomércio, Fiep, Apex. A Assembleia está de parabéns por esta iniciativa”.
Na ocasião, Rômulo Polari também sugeriu a criação de um organismo multipoder e multisetorial, que se reunirá periodicamente para desenvolver, dentre outros pontos, um planejamento estratégico, com o objetivo de potencializar a de atração de investimentos, comércio exterior e cooperações paradiplomáticas na Paraíba.
“Com esse time vamos poder escolher a direção que o estado quer desenvolver, em cima dos arranjos produtivos locais, como também trabalhar junto aos países que de fato podem investir na Paraíba. Vamos fortalecer as relações internacionais, que isto vai se converter indiretamente em atração de investimentos, que por sua vez vai gerar emprego e renda para o estado”.
O analista da Apex-Brasil Nordeste, Sergio Ferreira, também parabenizou a iniciativa e aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho desenvolvido pela agência.
“Temos um trabalho na região Nordeste com a proposta de apoiar as empresas que já exportam e também capacitar àquelas que querem se preparar para iniciar a atuação no comércio exterior. Os técnicos da Apex-Brasil também são preparados para trabalhar, juntamente com a iniciativa privada, com projetos de atração de investimentos estrangeiros diretos”, disse o analista.
SETDE e CINEP participam de reunião de Comissão que debate a internacionalização da Paraíba
