Governo disponibiliza Relatórios dos Diagnósticos Setoriais do PDTTur 2030 para validação da população

Governo disponibiliza Relatórios dos Diagnósticos Setoriais do PDTTur 2030 para validação da população

O Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba – Cinep – disponibilizou no site paraiba2030.com.br, os relatórios dos diagnósticos setoriais do Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo Paraibano 2030 (PDTTUR) para validação da população. Os interessados terão até às 23h59 do dia 14 de julho de 2023 para ler os relatórios e, se necessário, realizar as suas contribuições através de um formulário disponível ao lado de cada diagnóstico.

Segundo o diretor presidente da Cinep, Rômulo Polari, essa participação é extremamente importante para validar os estudos realizados para a promoção do turismo do estado em todas as regiões da Paraíba.

“Costumamos dizer que esse plano tem como grande diferencial a sua construção por várias mãos, atores que efetivamente vivem o turismo e que nos ajudarão pensar na promoção do turismo não só na capital, mas nas 12 regiões da Paraíba” – comenta Rômulo Polari.

Para ter acesso aos relatórios dos diagnósticos setoriais do PDTTUR, clique aqui.  Na página estarão disponíveis 16 documentos: ambiente econômico-social; infraestrutura básica, segurança e saúde; patrimônio histórico – artístico cultural; aspectos socioambientais; regionalização do turismo; produtos e atrativos turísticos; oferta turística; turista atual e seus gastos; gastronomia; governança institucional; políticas públicas e ordenamento legal; qualificação/capacitação para o turismo; comunicação, promoção e marketing turístico; participação social ou ESG no turismo; e meios de hospedagem; além do mapa turístico paraibano.

Sobre o Plano

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Territorial do Turismo da Paraíba é um instrumento de planejamento integrado para orientar o desenvolvimento descentralizado da atividade turística, a partir da interiorização das ações e investimentos definidos e priorizados numa carteira de projetos estratégicos, com inclusão das comunidades produtivas, visando a melhoria da qualidade de vida da população paraibana. Constitui-se, também, de um instrumento técnico de gestão, condução e acompanhamento das decisões das ações e investimentos da política do turismo estadual e em apoio ao setor privado, orientado para melhorar a capacidade empresarial com alargamento da participação do Estado nos mercados do turismo.

Quanto ao plano de trabalho, já foi entregue o plano de trabalho executivo e realizada a etapa de oficinas dos diagnósticos setoriais. Os próximos passos são: Planejamento Estratégico; Planos Táticos; Portal Web; Plano de Monitoramento de Execução; Plano de Comunicação; Plano de Marketing e Promoção; e Sinalização Turística.