Localização Estratégica
A Paraíba está situada no ponto mais oriental das Américas, o que facilita a interação com os principais polos econômicos do Brasil e do mundo. O estado está estrategicamente posicionado no centro da região Nordeste, em um raio de 800 km das principais capitais da região. Esta localização beneficia inúmeros aspectos dos negócios, desde a distribuição e venda de materiais para estados do Norte e Nordeste do Brasil até a exportação e importação de qualquer parte do mundo.
Indústria
– A Paraíba é o segundo maior produtor e exportador de calçados do Brasil. São produzidos aproximadamente 200 milhões de pares por ano no estado.
– Segundo maior empregador do Nordeste no setor têxtil, com cerca de 10 mil pessoas ocupadas.
– Com um solo rico em calcário, a Paraíba é um dos maiores produtores de cimento do Brasil, com quatro fábricas em atividade.
– O Governo do Estado oferece incentivos competitivos para a instalação de industrias.
Infraestrutura
– Foram investidos mais de R$ 1,5 bilhão para construir ou reformar aproximadamente 2,6 mil quilômetros de estradas, garantindo que todas as cidades do Estado estejam interligadas com asfalto. As obras no setor de infraestrutura continuam.
– A Paraíba já recebe as águas do Rio São Francisco, e o Governo do Estado promoveu R$ 1,1 bilhão em investimentos para construir 1,5 mil quilômetros de novas adutoras e o Canal Acauã-Araçagi. As obras garantem segurança hídrica para todas as regiões do estado.
– O Governo do Estado já implantou uma rede de 500 km de fibra ótica entre João Pessoa e Campina Grande. Esse projeto continua, com o objetivo de interligar todas as regiões do estado, melhorando a capacidade de transmissão de dados através de mais 2 mil quilômetros de cabeamento ótico.
– O estado possui ampla vocação para instalação de empreendimentos ligados à área de energias limpas, como eólica e solar, uma vez que a Paraíba possui o maior índice solarimétrico do Brasil.